Ian Laird de Duivrocs, é rude e selvagem como os companheiros das terras altas. Mas o retorno de Selina e sua família reivindicando suas posses despertam nele ódio e paixão em iguais medidas. Lady Selina está dividida entre a lealdade a sua linhagem e o desejo luxuriante que nutre por Ian. Levada a se casar, ela descobre o quanto a virilidade dele satisfaz sua volúpia. Mas para Ian o dever vem em primeiro lugar. Como Selina terá certeza de que o coração daquele Laird pertence não somente a seu clã... mas a ela também?
De volta a fortaleza Drunross, na Escócia, onde ela e toda sua família são odiados pelos moradores por serem ingleses, e terem roubado as terras dos escoceses, transformando-os praticamente em mendigos famintos e sem direitos.
Ian é um Laird, um líder, chefe de seu povo e todos se voltam para ele em busca de orientação, e como chefe ele têm a obrigação de tentar aliviar o sofrimento de sua gente, que está sendo expulsa de suas terras pelo pai de Selina, e que praticamente morre de fome na sua frente. Uma maneira de aliviar esse sofrimento é o contrabando de uísque, já que os escoceses são proibidos por lei, pelos ingleses, de fabricar à própria bebida e a melícia tem o costume de atirar primeiro e perguntar depois, quando pega alguém com uma garrafa na mão.
Selina fica sabendo que seu noivo e seu pai têm um plano para pegar os contrabandistas e ela foge na calada da noite para avisar Ian, só que tudo dá errado, ela é pega pelos contrabandistas e os dois tem que fugir para não serem mortos pelos oficiais, e durante a fuga acabam tendo de se declarar casados para evitar a morte. Na Escócia, as coisas funcionam assim: se um casal diz que é casado e dorme juntos, ninguém pode dizer o contrário.
A fuga e o "casamento" serve para Selina enxergar a verdade que ela teimava em não ver: a crueldade de seu pai e o estado de penúria de sua gente. Ian se entristece sabendo que por mais que ame Selina , ele nunca vai ser um marido adequado, afinal o que ele pode oferecer? Um casebre mal arrumado, batatas para comer e uma vida de labuta sem fim?
Coração Leal Conta a história de um chefe que tenta ajudar seu povo contra a tirania de um senhor inglês, que deixa todo o povo em estado de miséria quando toma posse de suas terras e somente Ian é capaz de salvar seu povo da fome, então ele começa a arrumar alternativas para estar suprindo a todos que lhe cercam... ele conhece Selina e os dois vivem uma aventura fugindo daqueles que os querem matar. Vale a pena entrar nessa aventura.