19 de out. de 2013


    Mês de outubro quase todas as instituições educacionais estão realizando feiras culturais para mostrar o que cada uma delas trabalharam durante o ano letivo e que seja compatível a cada projeto.
  É muito bacana vivenciar cada tema, a diversidade dos mesmos, começando pelas crianças que construíram instrumentos musicais com materiais recicláveis, a evolução dos meios de comunicação,animais do mar feitos com sucatas, brinquedos e brincadeiras antigas, maquetes demonstrando o progresso das moradias entre o centro urbano e a periferia, moda dos anos 40 até os dias atuais.
  O levantamento dos movimentos de protestos sociais e políticos que aconteceram em nossa sociedade neste ano, a livre expressão de cada cidadão diante de nossa sociedade. A releitura das pinturas de autores famosos em toda sua plenitude.
  A música e costumes refletidos através das gerações x, y, z que mostra a sua importância em cada época.   O balanço de toda retratação da criatividade e perspectivas abordado em cada tema mostrando  que o ser humano é capaz de realizar trabalhos que buscam tirar de quem os vê a reflexão necessária a respeito do lugar, da cidade ou até mesmo do país em que se está inserido.
   A arte é um movimento que através dos tempos liga toda a humanidade seja ela da classe baixa ou classe alta; trazendo sempre o cotidiano ou acontecimentos fora do comum para dentro da vida daqueles que à apreciam.
  Cada instituição educacional relata o que os seus membros vivem, sentem no decorrer de cada ano, e nenhum é igual ao outro, porque a roda do conhecimento é sempre mutável, está girando o tempo todo e cabe a cada um que a observa compreendê-la com os olhos da alma, olhos esses que veem e interpretam  cada fase de uma exposição  e o que está querendo lhe dizer; provocar no outro uma auto reflexão sobre o que acontece em suas vidas e também nos fatos que os rodeiam. Tudo é refletido da forma como se olha cada passagem de uma apresentação de arte, seja ela profissional ou amadora, pois a mesma  em si já diz tudo.
  "Dentro do universo das redes existem artistas e amantes da arte, no sentido mais amplo da palavra, incluindo as artes plásticas, literatura etc, os eventos culturais eles inspiram, fomentam pontes no tempo e no espaço que transformam as vidas das pessoas, ou pelo menos oferecem entretenimento para repensar nossa existência além da rotina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário