Transformação
A transformação de humano para vampiro é muito dolorosa, é tão má que "a dor da transformação é a memória mais penetrante da vida humana." Quando James morde Bella, ela compara a sensação na sua mão a "fogo" e como gritou, "estorcer" e "tortura" explicam a agonia que Bella aguenta mesmo estando no início do processo de transformação.
Edward fala da transformação de Carlisle cheio de admiração, explicando "é um milagre que ele tenha sido capaz de se manter em silêncio, se manter escondido," por causa da agonia pela qual ele teria passado. A conversão de Carlisle teria sido dolorosa porque "as suas mordidas não foram deliberadas e nem bem posicionadas," portanto ele levou um pouco mais de três dias para tornar-se vampiro. A dor é tão forte que "a cada minuto" da transformação, "uma vítima estaria pedindo pra morrer."
Alice não é muito normal por não se lembrar de nada em sua transformação. Ela nem parecia reparar na dor, pobre criaturinha. Ela tinha ficado naquele buraco negro de cela por tanto tempo."
O processo de transformação é simples, um humano é mordido, e o veneno é deixado para se espalhar durante alguns dias. A verdadeira quantidade de tempo de uma transformação "depende de quanto veneno está na corrente sanguínea, quão próximo ele está de entrar no coração." O veneno pulsa pelo corpo enquanto este continua batendo, e várias mudanças físicas que ocorrem enquanto o veneno passa. Uma das mudanças é a "cura do corpo" das feridas que podem ter ocorrido, assim como Emmett pelo ataque de urso. "A maior dor é quando o veneno está se espalhando pelo corpo, pelo coração e ele começa entrar nas veia s de novo, secando-as. Ele move-se mais lentamente do que o sangue porque é mais grosso. Cada batida do coração só faz com que ele se mova um pouco mais. O processo de queimação é lento. O veneno tem que ser absorvido por cada uma das células antes que tudo acabe! O estágio final da conversão acontece quando " o coração para," e nesse ponto um humano se torna um vampiro.
"Quase todas as supertições sobre as limitações dos vampiros são inteiramente falsas no mundo desses vampiros. Eles não têm limites, a não ser aqueles impostos por si mesmos para manter sua existência em segredo.