" O que começou como um sussurro, lentamente vira um grito procurando por uma resposta, onde a questão é invisível."
Ler é querer ultrapassar o tempo ou voltar a ele? Ler é conhecer o desconhecido ou absorver as dores do mundo?
Quando a leitura fascina-nos com o enredo de sua história seja ela qual for, nos transportamos para seu mundo, sua época e seus personagens que contagiam seu mundo de fantasia. Conhecemos e vivemos juntos com cada passagem de página, é como uma mágica imaginar-se ali naquele momento sentindo, vivendo e até realizando algo que tu gostaria tanto de ter em sua vida. O ler nos leva a lugares maravilhosos e também a lugares feios cheios de tristezas e dores. Através da leitura vivenciamos os dois lados da vida: O bem e o mal, e tentamos separar esses dois sentimentos que estão sempre em conflito dentro de cada um ou seja de cada personagem que nos ensina todas as fronteiras do mundo e que cabe a cada leitor decidir se deve atravessá-la ou não, o atravessar é mais um campo de conhecimento adquirido, uma experiência, uma atitude que lhe acrescentará um saber a mais no futuro, sabedoria para estar argumentando e articulando qualquer tipo de assunto que venha esbarrar naquele que tem uma boa compreensão do que está lendo.
Aprendemos através da leitura ato que nos remete a busca de identificações com nossa alma, palavras que vem dos milhões de livros existentes sobre a face da Terra, escritas por outras pessoas e que tem tudo a ver com você, a impressão é que foi feito para ti, tudo que está escrito é o tempo e o lugar em que gostaria de estar vivendo e ultrapassando todos os limites da existência do ser humano.
Ler nos leva a reflexão dos problemas acontecidos ontem, hoje e amanhã. Nos sensibiliza com as dores reais e irreais que cada leitura nos dá, acalma-nos quando acreditamos que não há mais solução para nosso íntimo coração.
A leitura é um ato profundo quando a descobrimos para que serve. É como o mar ou até mesmo como o universo, pois é nele que depositamos nossas esperanças para um futuro melhor, é nele que apostamos muitas vezes para nos tirar de um mundo pequeno, onde nos acomodamos e não queremos enxergar em que a sociedade se tornou no decorrer dos tempos com tantas mudanças relevantes e outras nem tanto.
Ler, entender, contextualizar é a ampliação desse conhecimento que está a nosso alcance e recusamos recebê-lo, pois é algo que requer de cada um o pensar pessoal e interpessoal, ponto de vista diferenciados convergem a conflitos, discussões a respeito do que se está lendo; se posicionar diante de uma situação divergente é muito difícil porque exige articulação das palavras é como estar no meio de uma tempestade e não saber para onde ir, como se abrigar, como fugir dela.
Este ato estupendo cheio de novidades, de mundos com tantos conhecimentos que estou entrando e sabendo que ele está me oferecendo a oportunidade de estar indo muito além de onde eu estava, estou ganhando cada vez mais uma visão ampliada do que significa cada letra, cada palavra, cada texto, cada livro, livro que através dos tempos vem registrando cada acontecimento formulado pelo homem desde o firmamento do mundo.