27 de nov. de 2012




" E Mo começou a preencher o silêncio com palavras. Ele as tirava para fora das páginas, como se elas estivessem esperando apenas por sua voz-palavras longas e breves,altivas e ternas, ronronantes, rumorejantes. Elas dançavam pelo quarto, pintavam imagens de vidro colorido e faziam cócegas na pele."

    Mortimer é um homem que conserta livros antigos dando capas novas e fazendo com que durem mais tempo. Ele tem uma filha que se chama Meggie que cresceu sem a mãe, quando ela tinha três anos algo incrível e assustador aconteceu. Enquanto Mo lia o livro "coração de tinta" para a mãe de Meggie, Elizabeth, três personagens desse livro apareceram e Elizabeth sumiu. Esses personagens eram Dedo Empoeirado, um bandido saltimbanco chamado Basta e Capricórnio. Basta era um homem que usava uma blusa branca, empunhava uma navalha e era cheio de superstições. Já Capricórnio era um homem de coração frio que só conhecia a maldade e se divertia com a dor dos outros. Mo tinha o dom de tirar os personagens dos livros apenas com sua voz, mas quando fazia isso algo deveria entrar no lugar deles. E nessa noite foi Elizabeth que teve de entrar. Depois dessa noite, Mo fugiu com Meggie e nunca mais leu em voz alta.
    Quando Meggie estava com doze anos, Dedo Empoeirado  voltou para avisar que Capricórnio estava procurando por eles, Meggie, Mo e Dedo Empoeirado fugiram para a casa da tia avó de Meggie, Elinor, uma mulher que era apaixonada por livros. A partir daí a aventura começa com prisões, surpresas, descobertas e fugas.
    Mo nunca tinha contado a Meggie sobre o seu dom e nem como sua mãe tinha sumido, mas ele conta no decorrer de suas jornadas.
    Capricórnio descobre que Meggie tem o dom do pai,então sequestra a menina para que esta, liberte o terrível sombra para que ele domine o mundo, mas Meggie ao ler o livro em determinado momento começa a reescrever a história, assim dando fim ao sombra, Capricórnio e seu bando, libertando todos os personagens aprisionados, voltando cada um para sua história de origem. Mo cumpre a promessa a Dedo Empoeirado: lê o livro coração de tinta e este volta para sua família e dá um final feliz a sua jornada, pois o mesmo morreria no final e com a intervenção de Radige que fica com seu animal de estimação um furão. Logo que parte confirma o que sempre dizia que ele controlava o seu próprio destino e não uma história.
    A família de Mo aumenta com mais um membro que se recusou a retornar a sua história Radige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário